CHRISTUS

A imagem de Cristo e toda a simbologia à mesma ligada é verdadeiramente tutelar da civilização e da cultura ocidentais, encontrando-se permanente no nosso quotidiano, independente de credos e religiões.
A imaginária religiosa constitui em si mesma uma paixão e uma devoção. Percorrendo a História da Arte e a sua figuração entre o universo medieval, cujas obras representavam um mundo unificado sob o signo da luz e da harmonia, e o mundo moderno, onde a representação se tornou humana e, progressivamente grandiosa, quando não mesmo apocalítica, existe toda uma multiplicidade de sentir religiosa e artisticamente a imagem. Acresce que a Arte é, de certa forma também, um modo de religião, pelos fundamentos, contemplação, tentativa de compreensão, aceitação e quase adoração.
É assim, uma viagem pelo tempo e pelo espaço, pela imagem e pela devoção, que a Irmandade dos Clérigos propõe na visita destas salas.
 
Créditos // Doador: António Miranda // Promotor: Irmandade dos Clérigos / Padre Américo Aguiar // Museografia; Cariátides, produção de projectos e eventos culturais / Miguel Palmeiro Designer, lda // Museologia: Rui Carita (Comissário) / Isabel Fernandes / Patrícia Moscoso / Maria José Meireles // Design: Miguel Palmeiro / Paulo Neves // Gestão de conteúdos: Gabriella Casella // Coordenação de Produção: Catarina Providência // Execução: Cartaz Favorito, lda. / ESAG, Lda / Esporlux SA / Guarnição, mobiliário e carpintaria lda. // Tradução: Virginia Henry Martins // Fotografia: Luis Ferreira Alves 
 
MPD + Cariátides © 2015