1914

Aproveitando a oportunidade única para desenvolver a futura identidade visual para o Mercado do Bolhão, desenvolvemos uma tipografia marcadamente de época com a capacidade de se desdobrar e afirmar em princípios contemporâneos.

Uma tipografia que tem por base a arquitectura do Porto.
A partir de um processo de desenho, depuração e simplificação para uma melhor prestação comunicativa, utilizámos como metáfora as águas dos telhados, tão comuns na cidade do Porto. Atribuido tridimensionalidade à tipografia, esta torna-se distinta. Uma marca que procura não perder a uma nostalgia de uma época.

Esta tipologia tipográfica insere-se na categoria das fontes decorativas ou ornamentais, muito comuns no séc. XIX e início do sec XX associadas também aos movimentos de Arts & Crafts e Arte Nova com a sua aplicação a extender-se em cartazes e anúncios.             

Hoje, claramente identificadas com esse período da história, estas identidades, apesar da sua variedade formal, contribuíram para a construção de uma identidade coerente e transversal da zona baixa cidade, parte de uma identidade maior — a cidade do Porto.

Considerámos o desenho de 3 pesos distintos, permitindo construir com competência, toda uma comunicação gráfica escrita, bem como a construção de uma família original de pictogramas funcionais e iconografia visual temática que reforçará a coerência da identidade Bolhão.

 

MIGUEL PALMEIRO DESIGNER © 2011