OESTE PORTUGAL

São diversos os elementos que poderiam identificar a região do Oeste, a pêra rocha, o mosteiro de Alcobaça, ou o traje típico de Nazaré. Mas na verdade sintetizar a nova identidade num elemento único seria redutor, remetendo para um segundo plano todos os outros elementos que a compõem.

O Oeste de Portugal é realmente um ponto ponto no mapa, mas na verdade esse ponto, funciona como um zoom, desmultiplicando-se nos 12 concelhos que compõem a região, todos eles constituindo-se enquanto focos de interesse. Estes, por sua vez, podem ser desmultiplicados em milhares pontos de interesse turísticos e económicos, uma praia, o restaurante preferido, uma nova empresa, etc.

O conceito para o logotipo do Oeste de Portugal baseia-se precisamente na multiplicidade de pontos que povoam a região. A opção gráfica baseia-se na narrativa dos novos mecanismos sociais, mais abrangentes, em que a passagem de informação é feita de forma mais rápida, em que locais sem uma condição especial se tornam únicos.

Hoje em dia é cada vez mais notório a importância dos meios sociais para a divulgação de informação.
A proposta utiliza este recurso empregando-o de forma a tomar para si todas estas mais valias. O website será uma materialização do conceito, um mapa, uma região marcada com múltiplos eventos dos mais variados campos de acção, desde a industria e o desenvolvimento regional, turismo, arquitectura e design, gastronomia até ao turismo.

 

MIGUEL PALMEIRO DESIGNER © 2012