UNIVERSIDADE DE COIMBRA, ALTA E SOFIA
"Incluir a Universidade de Coimbra entre os locais classificados pela UNESCO como Património Mundial não visa apenas, nem sobretudo, reforçar a luminosidade de uma inesquecível viagem pelo passado. Tem também um fortíssimo sentido de futuro: o de prevenir a agressão patrimonial e a dispersão da memória colectiva”
Prof. Doutor Fernando Seabra Santos, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra
Excerto do texto de apresentação do projecto de preparação da Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO, Abril 2005.
Na linha do raciocínio da candidatura, preservar a actual marca foi para nós o ponto de partida. Não só porque a sua manutenção nos vários momentos do tempo — passado, presente e futuro — é uma forma de unificar a identidade da própria UC, mas também para que no que no futuro esta seja facilmente associada à UC Instituição e à UC Património da Humanidade, contribuindo para a conservação do seu legado gráfico, indissociável à instituição.
No processo para a idealização da identidade realizámos uma desconstrução simbólica à actual insígnia da UC, efectuando um processo de simplificação por forma a que o seu desempenho enquanto logomarca seja optimizado.
MIGUEL PALMEIRO DESIGNER © 2012
|