UNIVERSIDADE DE LISBOA, FACULDADE DE DIREITO

Para a concepção do novo logo da FDUL foram seleccionados 2 elementos obrigatórios — espada e balança —pela sua estreita relação com a simbologia de Justiça e Direito, área de relação obvia com a FDUL.

Para além dos símbolos obrigatórios para a criação do novo logotipo foram adicionados, o Livro, símbolo de conhecimento e sabedoria e o Corvo um dos elementos presentes no brasão da cidade anfitriã Lisboa.
O foco de interesse da FDUL são as disciplinas jurídicas mas no sentido de as transmitir e ensinar, assim, o Livro justifica a tarefa da FDUL, “uma instituição de criação, transmissão e difusão da cultura e da ciência, no domínio das disciplinas jurídicas(…)”.
O Corvo, por sua vez, estabelece a relação de um ponto de vista simbólico da faculdade com a cidade onde se instala — Lisboa.

Segundo esta lógica foram utilizados os 4 símbolos: balança e justiça representando a área de acção da faculdade, o livro, a transmissão de conhecimento e o papel de uma Universidade e o corvo símbolo de Lisboa.

Para o desenho do logotipo foram tidos estes símbolos em consideração, no entanto na sua execução foi perceptível que nos seus cruzamentos e uniões, os símbolos começam a perder a sua distinção e percepção, uma teia confusa, complexa, contrária ao que deve ser o principio da justiça.

Tendo este pensamento em mente, que o direito deve ser visto de uma forma clarividente, efectuamos um exercício contrário, um logo descontraído, em que cada ícone tem a sua simbologia associada sem se perder no conjunto.
Foi utilizado, para a construção gráfica do novo logotipo, o conceito base o ideal de que a Justiça e o Direito devem ser imparciais, isentas. A nova identidade resulta como a visão de justiça e direito deve ser tomada simples, clara, imparcial inequívoca.

A igualdade no direito.
 

MIGUEL PALMEIRO DESIGNER © 2012
Proposta a concurso público / Trabalho pré-selecionado para a segunda fase.