PROMONTÓRIO DE SAGRES
Concurso de Concepção Limitado por Prévia Qualificação para o Centro Expositivo do Promontório de Sagres / Proposta Museográfica / 2º Classificado.
A exposição pretende de forma holística conferir uma efectiva centralidade a Sagres, enquanto espaço geográfico, espaço humanizado, espaço sagrado, espaço simbólico, fazendo nele confluir vivências consideradas centrais na construção histórica, numa narrativa que envolve dinâmicas que vão desde períodos pré-históricos, de reconhecida ocupação humana da região, até à actualidade. Fá-lo, não por simples confluência com os termos de referência do concurso, mas por convicção epistemológica que aponta para as articulações entre o local e o global e para a importância e o protagonismo de espaços e de comunidades litorais, mesmo de pequena dimensão, na construção do processo de globalização, nomeadamente através da expansão marítima portuguesa.
Entende-se a museografia como exercício de tratamento global da exposição, enquanto dispositivo interactivo e multimedial de comunicação de conceitos, divididos por núcleos encadeados de conteúdos (espaços-tema), mas centrados em torno de objectos metáfora (originais ou réplicas), cenicamente enquadrados pelo ambiente plástico envolvente.
As diferentes condições etárias e formativas dos seus públicos justificam a produção de diferentes níveis de informação, oferecendo como primeiro nível uma visita rápida e simples, capaz de transmitir globalmente a sua narrativa em diversas línguas. A exposição terá, no entanto, outros recursos de aprofundamento comunicacional com o visitante, através de legendas físicas ou ideográficas, transmitidas por monitores integrados.
Considera-se igualmente a sonoplastia um importante factor de dramatização de cada núcleo, a par da coreografia da luz que, em certos casos, deverá ser dinâmica.
Providência Design
Cariátides, Produção de Projectos e Eventos Culturais Mário Vairinhos
Miguel Palmeiro Designer
© 2012
|
|
|