TABAQUEIRA

Na sequência do concurso de arquitetura para requalificação arquitetónica de alguns edifícios, espaços de circulação e espaços verdes da unidade industrial da Tabaqueira E.I.T, S.A, por convite do Arquiteto Nuno Brandão Costa desenvolvemos proposta para solução integrada de sinalética.
Nesse contexto, considerámos fundamental reposicionar o desenho da marca Tabaqueira num contexto comunicacional atual, resolvendo e considerando, paralelamente, a representação, na marca, da entidade de tutela, a PHILlIP MORRIS INTERNATIONAL.

Evocando os conceitos gráficos, de geometria rígida e jogo entre cheios e vazio presentes na versão do logo em utilização pela tabaqueira desde os finais dos anos 70 do século passado, a presente proposta, recupera as cores dourada e azul da atual versão da marca, complementando-a com a descrição “TABAQUEIRA” composta numa fonte tipográfica contemporânea de cariz geométrico.

Adotando a nova marca TABAQUEIRA todo o Lettering exterior seria executado em Aço Inox estruturado aos montantes verticais da estrutura da “cortina” metálica proposta na arquitetura,.

Na sinalética, evocámos graficamente o ambiente de secagem das folhas de tabaco e a marcação manual a “stencil” dos antigos lotes de tabaco.

Integrada na construção da nova identidade para a Tabaqueira, uma pequena exposição enquadraria a nova marca na história desta empresa.


MIGUEL PALMEIRO DESIGNER / Nuno Brandão Costa, Arquiteto © 2010